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16. Trincamento
A película de tinta apresenta rachadura ou pé de galinha.
Causas:
Correção:
Remover completamente as partes afetadas, preparar a superfície e repintar novamente.
15. Cratera
Aparenta falta de tinta em pontos contaminados com impurezas, formando buracos com aparência de olho de peixe. As crateras aparecem durante ou imediatamente após a aplicação do acabamento.
Causas:
Correção:
Remover as partes afetadas, preparar a superfície novamente e repintar.
14. Falta de aderência
Ocorre um desplacamento da película da tinta sobre o primer ou do verniz sobre a tinta.
Causas:
Correção:
Remover totalmente as partes soltas, aplicar primer poliuretano e repintar novamente.
13. Fervura
Apresenta um aspecto arenoso e poroso.
Causas:
Correção:
Lixar as partes afetadas até a superfície ficar lisa. Repintar novamente.
12. Bolhas
Formação de bolhas em algumas áreas da pintura.
Causas:
Correção:
Remover as partes afetadas, preparar a superfície novamente e repintar.
11. Casca de laranja
Aspecto muito granulado, semelhante a uma casca de laranja.
Causas:
Correção:
Esperar secar. Lixar com lixa de grana 1200 e tentar resolver com polimento. Em casos graves, lixar com lixa de grana 600 até obtenção de uma superfície lisa e repintar novamente.
10. Sangramento
Migração da coloração vermelha.
Causas:
Correção:
Em ambos os casos, primeiramente isolar com SG07 (Rapid Grey Mastic D8017 PPG System) e repintar novamente.
9. Escorrimento
Acúmulo de tinta em forma de um cordão.
Causas:
Correção:
Após secagem completa, lixar as partes escorridas e tentar corrigir com polimento. Em casos muito graves, repintar novamente.
8. Enrugamento
Aspecto enrugado da película da tinta durante o processo de secagem.
Causas:
Correção:
Regular o equipamento de pintura e observar a distância para evitar demãos grossas. Remover as partes afetadas. Se o ambiente apresentar temperatura elevada, utilizar diluentes lentos.
Observar o tempo de secagem entre demãos e antes de expor ao calor.
7. Marcas de lixa
Acabamento com ranhuras que são mais visíveis em cores escuras.
Causa:
O primer foi lixado de maneira inadequada, ou seja, não foram obedecidas as diferentes granas de lixas nos pares de lixamento.
Correção:
Lixar a superfície com lixa de grana fina 600 á 800 (dependendo do tipo da tinta) até que o problema seja eliminado e repintar. Em casos graves, preparar novamente com massa poliéster ou aplicar primer PU como enchimento.
6. Calcinação
Aparência ressecada, com aspecto fosco apresentando partículas de pigmentos soltos.
Causas:
Correção:
Lixar com lixa de grana 1200, polir primeiramente com massa para polir Nº 1 (mais abrasiva). Em seguida, realçar o brilho com massa de polir Nº 2.
5. Manchas Úmidas
São áreas em que o acabamento não secou completamente.
Causas:
Geralmente aparecem quando o acabamento é aplicado em áreas que não foram completamente limpas, deixando resíduo de ceras, graxas e pasta para soldar.
Correção:
Remover as partes afetadas, limpar completamente a superfície, aplicar primer PU e se necessário como enchimento, repintar novamente.
4. Manchas por ataque químico
Descoloração da pintura em forma de manchas.
Causas:
Correção:
Lixar com lixa de grana 1200 e, com polimento, tentar realçar o brilho. Em casos mais graves, lixar com lixa de grama e pintar.
Quanto ao respingo de concreto, se lavado imediatamente e efetuar o polimento não haverá problema. Em caso de estar seco, remover, lixar com lixa de grana 1200, repintar e envernizar.
3. Branqueamento
Aparência leitosa e sem brilho.
Causas:
Ocorrem dias frios, úmidos e chuvosos devido ao uso de Thinners ou diluentes de evaporação rápida ou de má qualidade.
Correção:
Aguardar secagem completa, lixar com lixa de grana 600, adicionar, ao produto diluído, 10% em volume de diluente retardador (laca flow) e aplicar novamente.
2. Manchamento nas cores metálicas
Ocorre devido à alta concentração de alumínio em pequenas áreas.
Causas:
Correção:
Após secagem, lixar com lixa de grana 1200, aplicar passadas leves (empoeiradas) e envernizar.
1. Diferença de Tonalidade
É a diferença entre a repintura e a pintura original e da própria repintura. Se a cor é igual à original, por que a diferença?
Ao pintar dois carros com a mesma tinta, é possível ter dois resultados diferentes entre si.
Esses problemas podem ser causados por diferentes motivos:
Isso significa que quando um carro chega à oficina para uma repintura, a tinta original passou por vários processos que influenciam na sua tonalidade (durante a pintura e após a mesma).
O que pode influenciar a tonalidade depois da pintura?
A pintura perde sua tonalidade original por ação de fatores ambientais, ex.: Sol, ar marinho, poluição e sereno.
Obs.: Mais de 90% dos problemas que ocorrem em uma oficina de repintura referem-se a acertos de tonalidade.
Correção:
Antes da aplicação, pintar uma chapa de teste observa-la sob a luz solar (nas mesmas condições em que o carro será pintado). A tinta deve ser aplicada até a cobertura total da chapa de teste.
É muito importante observar o número de passadas e o intervalo entre as mesmas.
Havendo diferença de tonalidade, proceder á correção, sempre que possível utilizar os mesmos concentrados ou bases usados na obtenção de cor.
Os problemas mais comuns ocorridos na repintura automotiva são:
Problemas comuns na repintura automotiva
DEFINIÇÃO
É a dispersão de um ou mais pigmentos em um ligante (resina) que, quando adicionando aditivos e solventes, e aplicado em camada fina sobre uma superfície, seca e converte em uma película aderente e protetora.
FINALIDADE
Proteger as superfícies contra as ações do meio ambiente (corrosão), tornando-a bonita e agradável aos nossos sentidos.
COMPOSIÇÃO
De um modo geral, uma tinta é constituída por: Resinas, pigmentos, solventes e aditivos.
RESINAS (VEÍCULOS)
São responsáveis pela formação do filme (películas da tinta quando seca), protegendo as partículas dos pigmentos e proporcionando aderência sobre o substrato.
As tintas são caracterizadas de acordo com o tipo de veículo:
PIGMENTOS
São partículas sólidas, insolúveis no veículo que permanecem em suspensão. Classificam-se em dois tipos, ativos ou opacos e os inertes ou cargas.
Os ativos conferem a cor, tingimento e poder de cobertura ou opacidade à tinta. Podem ser orgânicos e inorgânicos.
Os inertes conferem propriedades específicas, tais como, maior consistência, melhor lixabilidade, fosqueamento, poder selante e enchimento.
ADITIVOS
São substâncias ativas, usadas em pequenas quantidades para conferir características e estabilizar as propriedades desejadas. Os mais utilizados são: secantes, dispersantes, anti-pele, anti-sedimentantes, nivelantes entre outros.
SOLVENTES
São responsáveis pela fluidez da mistura pigmento mais veículo. São voláteis e evaporam completamente durante o processo de secagem. Devido à compatibilidade, existem diversos tipos de solvente para cada tipo de veículo.
Noções teóricas sobre tintas
Dicas e treinamentos:
A repintura automotiva, desde a preparação da peça a ser pintada, até o polimento, exige conhecimento e prática de quem a está realizando. Por se tratar de um segmento dinâmico e cheio de novidades, se manter informado é fundamental para o profissional que quer se destacar, independente da atividade que exerça.
Com o objetivo de orientar e informar nossos parceiros, disponibilizaremos treinamentos pelos fabricantes a nossos clientes conforme janela de data dos mesmos, consulte nossos vendedores.